“Quando do Velho se Faz Novo” é um projeto-piloto que incentivou e premiou a devolução de garrafas de bebidas em plástico PET não reutilizáveis para reciclagem e incorporação como matéria-prima na produção de novas garrafas de bebidas.
Este projeto inovador introduziu, pela primeira vez em Portugal Continental, um sistema de recolha de garrafas de bebidas em plástico, que promove:
Onde é que este projeto-piloto foi desenvolvido e no que consistiu?
O projeto abrangeu um conjunto de 23 máquinas de recolha automática instaladas em grandes superfícies comerciais, localizadas em Portugal Continental, cuja lista pode ser consultada aqui.
Nestes locais os consumidores podiam fazer a entrega de garrafas de bebidas em plástico PET usadas não reutilizáveis.
As garrafas de bebidas em plástico, depositadas nas 23 máquinas, eram recolhidas sob responsabilidade das entidades gestoras de embalagens e resíduos de embalagens, através de operadores de gestão de resíduos, e encaminhadas para reciclagem e incorporação como matéria-prima na produção de novas garrafas de bebidas.
Saiba todos os pormenores aqui.
Quem geria este projeto-piloto?
O projeto-piloto foi gerido por um consórcio composto pela Associação Águas Minerais e de Nascente de Portugal, Associação Portuguesa das Bebidas Refrescantes Não Alcoólicas (PROBEB) e Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), no âmbito da aplicação da Lei n.º 69/2018, de 26 de dezembro, que alterou o Decreto-Lei n.º 152-D/2017, de 11 de dezembro, e regulamentado através da Portaria n.º 202/2019, de 3 de julho, alterada pela Portaria n.º10/2022, de 4 de janeiro.
O projeto-piloto foi promovido pelo Ministério do Ambiente e da Ação Climática e financiado pelo Fundo Ambiental, nos termos do Aviso n.º 12599/2019, de 23 de julho (retificado pela Declaração de Retificação n.º 677/2019, de 7 de agosto), alterado pelo Despacho nº 8582/2019, de 10 de setembro, pelas verbas de 1.665.000 euros e 475.000 euros, respetivamente, consignadas no Despacho n.º 1761/2019, de 19 de fevereiro e no Despacho nº 10977-B/2021, de 9 de novembro.
Que resultados obteve até dezembro de 2022?
Entre os dias 13 de março de 2020 e 31 de dezembro de 2022, foram entregues mais de 18,8 milhões de garrafas de bebidas de plástico nas 23 máquinas de recolha automática deste projeto-piloto. Com estas garrafas, foi possível reciclar 531 toneladas de plástico PET para produzir material reciclado de elevada qualidade destinado à produção de novas garrafas de bebidas, com o objetivo de promover a sustentabilidade ambiental através de uma economia mais circular.
Em média, foram devolvidas 800 garrafas por dia em cada máquina. Os talões entregues para serem utilizados em compras atingiram os 604.839 euros e o valor doado às 23 instituições sociais selecionadas foi de 68.245 euros. A partir de maio de 2021, o projeto entrou numa fase exclusivamente dedicada à vertente ambiental.*
O sucesso alcançado nos primeiros 18 meses deste projeto-piloto levou a que o Ministério do Ambiente e Ação Climática, em sintonia com o consórcio, tomasse a decisão de prolongar o projeto até dia 31 de dezembro de 2022, alargando assim o financiamento do Fundo Ambiental.
APA – Agência Portuguesa do Ambiente
Assegura a existência de um sistema de registo, bem como a monitorização e acompanhamento do projeto em articulação com o Consórcio, nos termos previstos na Portaria nº 202/2019, de 3 de julho.
Embaladores e importadores de bebidas em plástico PET
Enquanto responsáveis pela colocação no mercado de bebidas em plástico PET, contribuem para a criação e manutenção de um sistema de registo que serve de base ao reconhecimento das embalagens nas máquinas.
Grandes superfícies comerciais
Disponibilizam espaço no estabelecimento para a instalação de máquinas para retoma
de garrafas de bebidas em plástico PET e asseguram a sua operação.
Consulte aqui a localização das
grandes superfícies comerciais incluídas no projeto piloto
NOVA.ID.FCT - Associação Para a Inovação e Desenvolvimento da FCT
Responsável pela monitorização da componente social e caracterização dos resíduos de embalagens recolhidos no âmbito do projeto-piloto.
Entidades Gestoras de embalagens e resíduos de embalagens
Asseguram a recolha dos resíduos de embalagens a partir das grandes superfícies comerciais e o seu encaminhamento para reciclagem.
Este site utiliza cookies. Ao navegar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.