18.835.572
garrafas entregues até dezembro de 2022

Balanço positivo: Mais de 18, 8 milhões de embalagens de bebidas devolvidas

O projeto-piloto “Quando do Velho se Faz Novo” recolheu 18,8 milhões de embalagens de bebidas entre 13 de março de 2020 e 31 de dezembro de 2022, permitindo que mais de 531 toneladas de materiais fossem encaminhados para reciclagem. A iniciativa contou com uma cadência superior a 18 mil embalagens entregues diariamente e registou 835 mil transações nas máquinas de devolução automática.
 
Veja aqui o vídeo que apresenta o balanço desta iniciativa.
 
O balanço deste projeto-piloto, desenvolvido pelo consórcio composto pela APIAM/APED/PROBEB ao longo dos últimos dois anos para preparar o futuro Sistema de Depósito e Reembolso (SDR), foi apresentado esta quarta-feira na conferência “Preparar o Futuro das Embalagens de Bebidas: Ecodesign + Economia Circular”, que reuniu em Lisboa representantes da área da indústria, produção e distribuição de embalagens. A sessão contou com a presença de Alexandra Ferreira de Carvalho, secretária-geral do Ambiente, Telma Branco, da REPER, Gonçalo Lobo Xavier, diretor-geral da APED, e Francisco Furtado de Mendonça, secretário-geral da APIAM e PROBEB.
 
O estudo comportamental desenvolvido para avaliar o desempenho e a adesão dos consumidores à iniciativa demonstra que os inquiridos atribuíram uma avaliação bastante positiva ao futuro Sistema de Depósito de embalagens. A maioria dos inquiridos revelou a intenção de utilizar as máquinas de devolução automática de embalagens de bebidas, destacando como principais motivações a atribuição de um incentivo económico, a contribuição para o aumento e qualidade da reciclagem e a conveniência dos locais de recolha.
 
O estudo concluiu também que a retoma de embalagens de bebidas através de máquinas é um instrumento poderoso para promover a reciclagem de alta qualidade e a valorização do plástico PET, das latas e do vidro, garantindo a circularidade destes materiais.
 
“Mais do que a quantidade de embalagens recolhidas e que deram origem a nova matéria-prima para novas embalagens, estes projetos vieram demonstrar que é possível promover a sustentabilidade, incentivar uma economia mais circular e promover comportamentos ambientalmente responsáveis. Envolver diretamente o consumidor e disponibilizar as máquinas em locais de acessíveis e de conveniência, como são as superfícies comerciais, são ensinamentos importantes a retirar destas iniciativas para se construir ter um sistema robusto, acessível e exequível para todos, da indústria e distribuição até aos consumidores e a toda a fileira associada à economia circular”, afirma Gonçalo Lobo Xavier, diretor-geral da APED.
 
“Acreditamos que o sucesso destes projetos possa agora permitir ao legislador reforçar a urgência da adoção de um sistema de depósito em Portugal. Aumentar a taxa de retoma e promover a circularidade das embalagens é a nossa visão com os olhos postos na implementação de um sistema de depósito, no qual retalhistas e produtores têm vindo a trabalhar arduamente. Só falta mesmo avançar com a publicação da regulamentação para que o SDR se torne uma realidade efetiva”, afirma Francisco Furtado de Mendonça, secretário-geral da APIAM e PROBEB.”

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.