Depois do sucesso alcançado na sensibilização da comunidade para a promoção da economia circular e da consciência ambiental, o projeto-piloto “Quando do Velho se Faz Novo” inicia em janeiro e até ao final de junho de 2022 uma nova fase de desenvolvimento com a implementação de um sistema de pontos.
A partir de agora cada embalagem devolvida vale um ponto e os utilizadores podem acumular pontos que poderão ser trocados por prémios que apelam a comportamentos sustentáveis.
Com este novo passo, os utilizadores são incentivados a colocar as suas garrafas de bebidas em plástico nas máquinas disponíveis nos espaços comerciais aderentes, prosseguindo com a fase de preparação para a implementação do futuro sistema de depósito de embalagens de bebidas, a ser instalado em todo o país.
O projeto-piloto “Quando do Velho se Faz Novo” pretende incentivar e premiar a devolução de embalagens de bebidas de plástico PET não reutilizáveis para reciclagem e incorporação como matéria-prima na produção de novas garrafas de bebidas.
Para tal, tem em vigor um novo sistema de incentivos em que:
- assim que termine a colocação das embalagens na máquina, o equipamento emite um talão com um código, que indica o número de pontos correspondente ao total de embalagens devolvidas;
- o utilizador deverá introduzir o código na plataforma de pontos
[veja aqui], que lhe permitirá gerir os pontos acumulados na sua conta;
- aquando da troca de pontos por um prémio, será debitado ao saldo da conta o número de pontos equivalente ao prémio;
- deve consultar o catálogo de prémios disponível no site do projeto [
Conheça aqui a lista de prémios]. Os prémios estão limitados ao stock existente e não estão sujeitos a trocas ou devoluções;
- para além da troca de pontos por prémios, os utilizadores da plataforma ficarão automaticamente habilitados a participar nos passatempos semanais e mensais que serão promovidos até ao final de junho de 2022.
Na primeira fase deste projeto-piloto mais de 16,6 milhões de embalagens de bebidas de plástico foram entregues nas 23 máquinas de recolha automática, permitindo a reciclagem de 472 toneladas de plástico PET para dar origem a material reciclado de elevada qualidade destinado à produção de novas garrafas de bebidas, com o objetivo de promover a sustentabilidade ambiental através de uma economia mais circular.