18.835.572
garrafas entregues até dezembro de 2022

Devolver embalagens de bebidas vale pontos e novos prémios

Depois do sucesso alcançado na sensibilização da comunidade para a promoção da economia circular e da consciência ambiental, o projeto-piloto “Quando do Velho se Faz Novo” inicia em janeiro e até ao final de junho de 2022 uma nova fase de desenvolvimento com a implementação de um sistema de pontos. 

A partir de agora cada embalagem devolvida vale um ponto e os utilizadores podem acumular pontos que poderão ser trocados por prémios que apelam a comportamentos sustentáveis.

Com este novo passo, os utilizadores são incentivados a colocar as suas garrafas de bebidas em plástico nas máquinas disponíveis nos espaços comerciais aderentes, prosseguindo com a fase de preparação para a implementação do futuro sistema de depósito de embalagens de bebidas, a ser instalado em todo o país.

O projeto-piloto “Quando do Velho se Faz Novo” pretende incentivar e premiar a devolução de embalagens de bebidas de plástico PET não reutilizáveis para reciclagem e incorporação como matéria-prima na produção de novas garrafas de bebidas. 

Para tal, tem em vigor um novo sistema de incentivos em que:

- assim que termine a colocação das embalagens na máquina, o equipamento emite um talão com um código, que indica o número de pontos correspondente ao total de embalagens devolvidas;

- o utilizador deverá introduzir o código na plataforma de pontos [veja aqui], que lhe permitirá gerir os pontos acumulados na sua conta;

- aquando da troca de pontos por um prémio, será debitado ao saldo da conta o número de pontos equivalente ao prémio;

- deve consultar o catálogo de prémios disponível no site do projeto [Conheça aqui a lista de prémios]. Os prémios estão limitados ao stock existente e não estão sujeitos a trocas ou devoluções; 

- para além da troca de pontos por prémios, os utilizadores da plataforma ficarão automaticamente habilitados a participar nos passatempos semanais e mensais que serão promovidos até ao final de junho de 2022.

Na primeira fase deste projeto-piloto mais de 16,6 milhões de embalagens de bebidas de plástico foram entregues nas 23 máquinas de recolha automática, permitindo a reciclagem de 472 toneladas de plástico PET para dar origem a material reciclado de elevada qualidade destinado à produção de novas garrafas de bebidas, com o objetivo de promover a sustentabilidade ambiental através de uma economia mais circular.

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.