Mais de 16,6 milhões de embalagens de bebidas de plástico foram entregues nas 23 máquinas de recolha automática do projeto-piloto “Quando do Velho se Faz Novo, Todos Ganham. Ganha o Planeta”, instaladas em diversas superfícies comerciais em Portugal Continental. Com este resultado foi possível reciclar 472 toneladas de plástico PET para dar origem a material reciclado de elevada qualidade destinado à produção de novas garrafas de bebidas, com o objetivo de promover a sustentabilidade ambiental através de uma economia mais circular.
O sucesso alcançado nos 18 meses deste projeto-piloto levou a que o Ministério do Ambiente e Ação Climática, em sintonia com o consórcio, tomasse a decisão de prolongar o projeto até dia 30 de junho do próximo ano, alargando assim o financiamento do Fundo Ambiental. O anúncio foi feito hoje pela Secretária de Estado do Ambiente, Inês dos Santos Costa, num webinar de balanço do projeto, organizado pelo consórcio composto pela Associação Águas Minerais e de Nascente de Portugal, Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) e Associação Portuguesa das Bebidas Refrescantes Não Alcoólicas (PROBEB), no dia 28 de setembro.
Entre os dias 13 de março de 2020 e 15 de setembro deste ano, os consumidores entregaram 472 toneladas de garrafas para reciclagem. Em média, foram devolvidas 1309 garrafas por dia em cada máquina, das quais 68% tinham capacidade acima dos 0,5L. Os prémios dados em talão para serem utilizados em compras atingiram os 604.839€, enquanto que o valor de donativos às 23 instituições sociais foi de 66.087€, sendo que o projeto entrou a partir de maio numa fase exclusivamente dedicada à vertente ambiental.
Segundo o estudo comportamental efetuado pela NOVA FCT junto dos consumidores que aderiram à iniciativa, há uma intenção de mais de 70% dos inquiridos passar a depositar as suas embalagens nas máquinas automáticas, resultados que fazem antever uma forte adesão dos cidadãos ao futuro sistema de depósito de embalagens de bebidas.
O projeto-piloto “Quando do Velho se Faz Novo, todos ganham. Ganha o Planeta!” está a servir de referência para a implementação do futuro sistema de depósito de embalagens de bebidas. É financiado a 100% pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e da Ação Climática, num montante de 1,655 milhões de euros (de 20 de março 2020 a 15 de setembro 2021), ao qual é adicionado o valor de 475 mil euros para a fase que irá decorrer até dia 30 de junho de 2022.
A localização das 23 máquinas de recolha de garrafas de bebidas em plástico PET não reutilizáveis pode ser consultada
aqui.